sábado, 25 de outubro de 2008

Chuvinha boa
Que esta a cair lá fora agora
Chuvinha boa
Que inunda meu coração
Chuvinha boa que podia te levar embora
E afundar as suas lembranças
Que ainda estão em mim
Chuvinha boa
Que refresca a alma
Chuvinha boa
Que me faz ficar na espera
De outro dia ver chegar
Olhando através da janela
As gotas de água tudo molhar
Chuvinha boa
Que me inspira a rimar
Sobre a beleza da arte de amar.

*Autora: eu mesma
Escrita há muito tempo, mas q combina com o momento

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Progresso da minha monografia

Até ontem de manhã (segunda-feira) eu tinha 6 páginas escritas do primeiro e segundo capítulo juntos. Muito pouco para quem não tem feito mais nada da vida, além de cuidar da casa, fazer almoço, ir para a aula e namorar. Ta, eu sei né, essas coisas também tomam tempo...mas nem se compara com o pouco tempo que me sobrava antes quando eu ia pra UFPR de manha, ia pro estágio a tarde e ainda tinha aula a noite.
Mas ontem acordei inspirada e durante todo o dia consegui escrever mais 9 páginas, somando 15 ao final do dia. Fiquei muito contente com meu progresso, e ainda não me premiei por isso hehehe.
Hoje, pensei que teria grandes avanços como ontem, mas está bem mais difícil. Até agora foram apenas 2 páginas, e já estamos no final da tarde.
Até a próxima sexta, tenho que estar com os dois primeiros capítulos prontos. Não há uma quantidade de páginas a serem alcançadas, mas ainda falta bastante informação para incluir neles.
Na semana que vem, ficarei apenas em cima do terceiro capítulo, que é o mais difícil e complicado. Ainda nem sei por onde vou começa-lo, já que é nesse capítulo que devo analisar os dados que tenho, organizá-los em planilhas, quadros, tabelas, gráficos e finalmente cumprir os objetivos finais da minha monografia.
Parece que falta muito, mas ao mesmo tempo eu sei que falta bem pouco para terminar.
Mês que vem o trabalho será bem mais tranquilo e poderei andar mais de cabeça fria.
Ainda não tenho a data da minha banca. Provavelmente será em dezembro. Mas bem que eu gostaria que fosse só em janeiro. Apesar que ninguém merece ter que passar pelas festas de final de ano se preocupando com a apresentação do trabalho de conclusão da graduação. Ah, nem sei de mais nada.

Só sei que ontem fui na reitoria (campus de educação e humanas da UFPR) e me deu muita saudade das minhas aulas de pedagogia.
Estou pensando e analisando as possibilidade de voltar no próximo ano.
Mas...até lá, muitas águas vão rolar por aqui. E em poucos meses muuuuita coisa pode mudar.
O negócio é deixar tudo na mão do Pai Celestial, ir fazendo a minha parte, e confiar que tudo vai acontecer da melhor forma e como deve ser.

Beijos para quem passar por aqui
=*

terça-feira, 14 de outubro de 2008

A crise financeira afetará o PAC?

A crise que começou há mais de um ano nos Estados Unidos com uma crise no pagamento de hipotecas se alastrou pela economia e contaminou o sistema mundial. Banco atrás de banco por lá apresentou perdas bilionárias, outros chegaram a quebrar. Na Europa também há vítimas. E no Brasil?
Segundo a Folha OnLine, a crise não afeta ninguém diretamente - os bancos dizem não possuir papéis ligados às hipotecas - mas atinge vários setores por causa da forte contração de créditos.

No Brasil, o principal efeito da crise é a dificuldade em se obter dinheiro. Grandes empresas que dependem de financiamento externo passam a encontrar menos linhas de créditos disponíveis, afinal, os bancos têm medo de emprestar em um contexto de crise. Por consequência, com a dificuldade em captar no exterior, ficam comprometidos projetos de construção dessas empresas, que por sua vez gerariam empregos e renda ao país.
Outra consequência da crise é haver alguma desaceleração do PIB brasileiro. Isso porque com menos dinheiro, gasta-se menos, produz-se menos e o crescimento é menor.
Também serão afetadas as exportações do país, que devem cair porque os países compradores estão se desaquecendo e possuem menos dinheiro para comprar e menos população com capacidade de consumir.

Explicada a crise, vamos entender um pouco sobre o Pac, para então descobrir se um pode afetar o outro...

Lançado em janeiro de 2007, o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) é um programa do governo federal brasileiro que engloba um conjunto de políticas econômicas, planejadas para em quatro anos acelerar o crescimento econômico do Brasil, prevendo investimentos totais de quase 504 bilhões de reais até 2010, sendo uma de suas prioridades a infra-estrutura.
O Programa prevê: investimentos em infra-estrutura (logística, energia e social), estímulo ao crédito e ao financiamento, melhora do ambiente de investimento, desoneração e administração tributária, medidas fiscais de longo prazo e consistência fiscal.
A origem do dinheiro a ser investido é: empresas estatais, recursos do orçamento da União e investimentos da iniciativa privada.

Ok. É este o atual cenário.
Agora, como construir um cenário prospectivo para o Pac, considerando a crise financeira atual?

As principais preocupações são:
O PIB sofrerá uma desacelaração de crescimento.
Ocorrerá uma diminuição dos investimentos no programa, o que afetará o seu andamento e o cumprimento das metas no prazo estabelecido.
Não poderá haver uma expansão do crédito.

Mas então, o que pode ser feito para que o PAC não seja atingido pela crise e possa conseguir bons resultados?
Hunm...
É isso que eu estou tentando descobrir fazendo um trabado de Análise de Conjuntura, através de um modelo de construção de cenário chamado de Método Global Business Network (GBN). Este método possui 8 etapas bem chatinhas.
O professor pediu ontem, para entregar hoje. Não sai nem da primeira etapa ainda, e daqui a pouco ja tenho q ir para a faculdade. O pior não é isso. O pior é que é a matéria que mais preciso nota neste ÚLTIMO SEMESTRE! (que gostoso dizer isso...aiai! hehehehe)

Blog de economista é assim mesmo! hahahaha

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Estive pensando... sobre TPM, paixão e outras coisas...

Um belo dia, que não era tão belo assim pois chovia e o céu estava cinzento, acordei com vontade de fazer nada e cheia de preguiça. Muitas coisas esperavam por mim naquele dia, a casa por arrumar, o estomago pedia comida e eu sabia que dentro de poucas horas deveria estar pronta para sair com alguem. Com a intenção de melhorar meu humor, resolvi não fazer nada do que eu precisava fazer, e sim tentar melhorar o astral ficando algum tempo em frente ao espelho, com escova e secador na mão, ouvindo musica e deixando o pensamento voar. Assim que termino, o telefone toca e do outro lado da linha alguem diz que em 40 minutos deveria estar pronta para sair. Olho pela janela e vejo que a chuva não parou. Que desespero! Tanto trabalho secando o cabelo, para uma chuvinha estragar tudo. E não era só isso...o que vestir? Eu nem tinha me preocupado com isso, pois achei que teria tempo para pensar. Na verdade 40 minutos é tempo demais. Mas não para esse dia.
Até então eu não estava entendo o que estava acontecendo. Só me dei conta no dia seguinte depois de muito pensar e analisar todos os acontecimentos que seguiram após a saída, minha falta de paciência, minha implicância, minha chatice e sei la mais o que eu fiz naquela noite. Só sei que cheguei em casa com muita fome e não tinha o que comer, e fui dormir com fome.
No dia seguinte, acordei achando que tudo havia passado e meu dia seria melhor. Mas que nada, logo que levantei tudo começou a dar errado. Cheguei ao ponto de derrubar um pote cheio de salada no chão. Foi entao que me dei conta do que estava errado.
Bom, descoberto o problema, o negócio é tentar se livrar dele.
Mas isso não se resolve num passe de mágicas.
Ish...eu já tinha estragado o sábado. Ia estragar o domingo também? Não podia de jeito nenhum!!
Resolvi fazer um esforço para me controlar. Era o único jeito!
E não é que deu certo???? hahahaha
O domingo foi ótimo!! Depois descobri que não precisei fazer muito esforço, as coisas simplesmente ficaram melhores.

Mas por que essa coisinha chamada TPM precisa aparecer?? Enfim, é preciso aprender a conviver e lidar com ela. O bom é que ela dura poucos dias! hehehehe...

Agora, me diz uma coisa...o que TPM tem a ver com paixão???
O que tem a ver eu não sei, mas que dá uma vontade de dizer e mostrar que você está apaixonada, ah isso dá!

E me diz outra coisa...
Por que eu estou aqui atualizando meu blog quando deveria estar fazendo outra coisa mais importante??
Ah, deve ser porque todo mundo merece um momento de distração, de desabafo, sei lá...hahahaha

Hey, quem disse que meu blog também não é importante???? hihihihihihi....

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Contagem Regressiva

Sinceramente, eu não gostaria de fazer uma contagem regressiva sobre isso...
Mas todos os dias quando entro no msn, os numeros estão ali, nos nicks do pessoal da faculdade, para me lembrar que a cada dia falta menos um dia para tudo acabar!
Quando eu entrei na faculdade, eu achava o máximo pensar que eu me formaria dali 4 anos, e que eu já teria 21 anos quando recebesse meu diploma. Lembro bem que eu ficava tentando imaginar como eu estaria nesta época.

Puxa, o tempo passou super rápido, já tenho 21 anos há alguns meses...muita coisa mudou, mas ao mesmo tempo muita coisa continua igual.
O fato é que: Faltam 57 dias para as aulas terminarem!
Por um lado, isso é fantástico, afinal eu não aguento mais assistir aula.
Mas por outro lado, é pouquissimo tempo para terminar de ESCREVER MINHA MONOGRAFIA!!!!
Gente, como isso é dificil!!!!!
Sério, vou enlouqueceeeeeerrrr!!!


Maaaassss....se tudo correr bem e se até o final deste mês eu conseguir escrever quase tudo...no dia 28 de janeiro de 2009 estarei recebendo meu diploma na cerimônia de colação de grau! Uau!! Isso é demais!!!




*Minha turma. Acho q eles farão falta no ano que vem!!
(preciso aprender a colocar foto direito aqui)