terça-feira, 14 de outubro de 2008

A crise financeira afetará o PAC?

A crise que começou há mais de um ano nos Estados Unidos com uma crise no pagamento de hipotecas se alastrou pela economia e contaminou o sistema mundial. Banco atrás de banco por lá apresentou perdas bilionárias, outros chegaram a quebrar. Na Europa também há vítimas. E no Brasil?
Segundo a Folha OnLine, a crise não afeta ninguém diretamente - os bancos dizem não possuir papéis ligados às hipotecas - mas atinge vários setores por causa da forte contração de créditos.

No Brasil, o principal efeito da crise é a dificuldade em se obter dinheiro. Grandes empresas que dependem de financiamento externo passam a encontrar menos linhas de créditos disponíveis, afinal, os bancos têm medo de emprestar em um contexto de crise. Por consequência, com a dificuldade em captar no exterior, ficam comprometidos projetos de construção dessas empresas, que por sua vez gerariam empregos e renda ao país.
Outra consequência da crise é haver alguma desaceleração do PIB brasileiro. Isso porque com menos dinheiro, gasta-se menos, produz-se menos e o crescimento é menor.
Também serão afetadas as exportações do país, que devem cair porque os países compradores estão se desaquecendo e possuem menos dinheiro para comprar e menos população com capacidade de consumir.

Explicada a crise, vamos entender um pouco sobre o Pac, para então descobrir se um pode afetar o outro...

Lançado em janeiro de 2007, o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) é um programa do governo federal brasileiro que engloba um conjunto de políticas econômicas, planejadas para em quatro anos acelerar o crescimento econômico do Brasil, prevendo investimentos totais de quase 504 bilhões de reais até 2010, sendo uma de suas prioridades a infra-estrutura.
O Programa prevê: investimentos em infra-estrutura (logística, energia e social), estímulo ao crédito e ao financiamento, melhora do ambiente de investimento, desoneração e administração tributária, medidas fiscais de longo prazo e consistência fiscal.
A origem do dinheiro a ser investido é: empresas estatais, recursos do orçamento da União e investimentos da iniciativa privada.

Ok. É este o atual cenário.
Agora, como construir um cenário prospectivo para o Pac, considerando a crise financeira atual?

As principais preocupações são:
O PIB sofrerá uma desacelaração de crescimento.
Ocorrerá uma diminuição dos investimentos no programa, o que afetará o seu andamento e o cumprimento das metas no prazo estabelecido.
Não poderá haver uma expansão do crédito.

Mas então, o que pode ser feito para que o PAC não seja atingido pela crise e possa conseguir bons resultados?
Hunm...
É isso que eu estou tentando descobrir fazendo um trabado de Análise de Conjuntura, através de um modelo de construção de cenário chamado de Método Global Business Network (GBN). Este método possui 8 etapas bem chatinhas.
O professor pediu ontem, para entregar hoje. Não sai nem da primeira etapa ainda, e daqui a pouco ja tenho q ir para a faculdade. O pior não é isso. O pior é que é a matéria que mais preciso nota neste ÚLTIMO SEMESTRE! (que gostoso dizer isso...aiai! hehehehe)

Blog de economista é assim mesmo! hahahaha

Nenhum comentário: