quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Indexacao

Arrumei uma nova ocupacao: fazer indexacao.
Eu sempre ouvi falar na Igreja de que precisavam muito de voluntários pra fazer e eu nunca ia atrás para me informar melhor.
E nessa semana, minha professora visitante veio me visitar, sem a companheira, mas com o marido (ja que a companheira nao podia) e eles sao os consultores de historia da familia da nossa ala. E eu adoro esse casal, nao sei se alguem ai conhece, é o Eloir e a Neusa Stadler. E eles perguntaram se eu sabia como funcionava o New Family Search e foi bem importante isso. Eu ja conhecia, ja tenho cadastro la, ja puxei um bom pedaco da minha arvore genealógica, mas tinha algumas duvidas e eles esclereceram praticamente tudo. Adorei! Eles ficaram mais de duas horas aqui me explicando tudinho! Claro que nao da pra ficar profissional no assunto de uma hora pra outra, tem que praticar mesmo, só tem que pegar gosto pela coisa.
Ah, pra quem nao esta entendendo nada do que estou falando, eu explico: Na Igreja (A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias) damos muito importancia para nossos antepassados, somos incentivados a buscar e conhecer os nomes, as datas e montar nossa propria arvore genealogica. Temos muitos recursos para isso, um sistema integrado no mundo todo com muuuitos registros de documentos, é o tal do Family Search. Quer saber mais? Entra no site e confere ou digita la no google tambem.
Voltando à indexacao... Na A Liahona deste mes tem um quadradinho explicando como faz, num artigo que fala sobre a historia da familia (nao lembro a pagina agora). Dai eu vi la e entrei pra ver. É muito fácil o trabalho. É bem explicadinho.Voce só precisa baixar o programa no computador, instalar e comecar a trabalhar. Eu que adoro trabalhos repetitivos, estou me dando muito bem. O que acontece é o seguinte: voce baixa um lote e nele vem arquivos tipo de documentos escaneados (os antigos microfilmes) e dai vc coleta os dados e vai preechendo no sistema. É simples e fácil. Claro, tem q prestar bastante atencao e fazer tudo com muita responsabilidade, mas depois que pega o jeito...eu, por exemplo, nao tenho vontade de parar.
Comecei ontem a tarde, mais ou menos, e ate agora fiz mais de 200 nomes. E nem fico o dia todo fazendo. É bom pra relaxar, esvaziar a cabeca, baixar a ansiedade e ainda traz muitas bencaos.
#ficaadica pra quem eh membro (nao sei se nao membros conseguem entrar no sistema tbm).

Um comentário:

Audrey Holjeson disse...

Que legal mesmo! Na aula da soc soc domingo retrasado a gente tava falando sobre servico missionario e as MIL E UMA maneiras que ha de ajudar de alguma maneira. E eles mencionaram indexing! Achei interessante mesmo que da pra fazer em casa! Tambem vou dar uma pesquisada no assunto! Valeu a dica!
BEIJOS!